arrow_back Voltar

4º Boletim Conjuntural de 2017

  • 11/12/2017 09:46:32

O Conselho Regional de Economia – Corecon-Ce apresenta a quarta edição do Boletim Conjuntural de 2017.

De periodicidade trimestral, o Boletim teve início no ano de 2016 e publica artigos que tratam de temas conjunturais e estruturais da economia nacional e internacional, do Nordeste e do Ceará.

Nesta quarta edição do ano de 2017, são apresentados quatro artigos: Sempre a Questão dos Juros, assinado pelo Presidente do Corecon-Ce, economista Lauro Chaves Neto, analisa a importância e o papel da taxa de juros e de outras variáveis na dinâmica macroeconômica brasileira. Educação e Desenvolvimento, de autoria do economista e ex-governador do Ceará Gonzaga Mota, evidencia a correlação entre educação e desenvolvimento econômico. O economista Cláudio Ferreira Lima assina o artigo Alguns Pressupostos para a Elaboração de um Plano Estadual de Longo Prazo, que trata dos pressupostos e desafios da elaboração e implementação de um planejamento econômico estadual de longo prazo. Renata Rouquayrol Assunção, doutoranda em Administração e Controladoria, é autora do artigo Prêmio Delmiro Gouveia, que no presente ano conta com a parceria do Corecon-Ce. Já na sua 17a edição o prêmio surgiu da necessidade de iniciar no Ceará uma avaliação periódica do desempenho empresarial, identificando as Maiores e Melhores Empresas do Estado, não só sob o aspecto econômico-financeiro, mas contemplando também a responsabilidade social.


Vale salientar que o Boletim Conjuntural é um espaço plural que acolhe artigos de articulistas de diferentes correntes de pensamento econômico. Como de praxe, a posição dos articulistas não se confunde com a posição institucional do Conselho. Boa leitura.


Clique aqui para ler o 4º Boletim Conjuntural